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Dicionário Hoteleiro: nomes difíceis para dados simples - 2ª edição

Atualizado: 20 de mar.

Vamos para a segunda edição dos jargões do mercado hoteleiro. São termos que as pessoas que estão familiarizadas com este mercado, pelo menos, já ouviram falar. São índices e informações que podem contribuir, e muito, com estratégias mais eficazes para melhorar o desempenho financeiro do hotel, ou da pousada. Aqui neste blog você vai conhecer, ou revisar, alguns deles e saber como eles podem contribuir para melhorar do negócio. Leia com atenção e comece a levantar esses dados no seu hotel para se destacar no ramo.

Dicionário hoteleiro: entenda o que significa Receita

Nem todos os nomes que serão citados neste conteúdo são difíceis, muito menos, todos eles são dados simples. A receita é um ótimo exemplo disso, é um nome simples, mas que pode oferecer informações preciosas para as decisões estratégicas do hotel. A receita pode ser gerada de várias formas, para além da venda de diárias. Por exemplo: alimentação, bebidas, serviços adicionais, como SPA e lavanderia, pacotes românticos, etc.

Esse é um índice que impacta de maneira crítica a rentabilidade de um hotel. Quando a receita está alta, uma decisão estratégica pode ser investir em melhorias e expansão. Já no caso dela estar baixa é urgente que o hoteleiro encontre o motivo. Fatores como a demanda do mercado, a sazonalidade, a concorrência, a localização e a qualidade dos serviços contribuem para avaliar a receita e buscar estratégias para aumentá-la caso ela esteja baixa.

Os indicadores que podem ser utilizados para avaliar a receita incluem o RevPAR (receita por quarto disponível), a taxa de ocupação, o índice de cancelamento e a diária média. Essa é uma métrica que deve ser constantemente monitorada para maximizar a rentabilidade do negócio. Como dica final, estratégias como investir em melhorias e expansões devem estar sempre no radar do hoteleiro, visto que elas podem contribuir muito para a receita do hotel.


Um homem com um livro na mão explicando algo para outro enquanto o segundo olha para ele

RevPAR

RevPAR tem sua origem da língua inglesa e significa (Revenue Per Available Room), ou Receita por Quarto Disponível em tradução livre. Trata-se de uma métrica para medir a eficiência na utilização dos quartos de um hotel, ou pousada. Para calcular o RevPAR deve-se dividir o valor da receita total pela quantidade de quartos disponíveis para venda em um determinado período.

Boa parte dos índices a serem levantados para que o hoteleiro tenha uma boa visão da sua estratégia devem levar em consideração um período específico. Um levantamento realizado por período permite que ele crie estratégias específicas para resolver os problemas apontados por data. Se para cada período ele puder encontrar soluções personalizadas, provavelmente ele será mais eficaz em suas estratégias.

No caso do RevPAR, ele pode ser utilizado para medir a efetividade da estratégia de precificação e a capacidade de gerar receita com os quartos disponíveis, receita essa que envolve vendas para além do valor da diária.

Os fatores a serem levados em consideração ao se medir o RevPAR são muito parecidos com os mencionados anteriormente. Ou seja, a taxa de ocupação dos quartos, o preço médio das diárias e o índice de cancelamento.

Dependendo dos números apresentados pode ser necessário ajustes na estratégia de precificação e na implementação de promoções. Uma boa dica é comparar a performance do hotel em comparação aos concorrentes. Quando o RevPAR está muito baixo, pode fazer parte da estratégia realizar algumas mudanças em áreas do negócio que estão tendo um resultado abaixo do esperado.

Produtividade

Ela é uma medida de eficiência que indica a capacidade em utilizar seus recursos para gerar lucro. Para calcular se ela está ocorrendo de maneira saudável deve-se fazer a relação entre a receita total gerada pelo hotel e o número de colaboradores para que a operação funcione bem. Um hotel que possua alta produtividade é um hotel que consegue fazer mais com menos. Isso pode estar relacionado a uma boa gestão dos quartos do hotel durante a maior parte do ano e ao uso de ferramentas que facilitam os processos diários do negócio.

Nesse caso, os fatores a serem levados em consideração são o número de colaboradores, a taxa de ocupação dos quartos, a diária média, a receita por canal de venda, etc. A produtividade é outra métrica que deve passar por comparações com outros hotéis da mesma categoria e localização. Comparar o hotel com a concorrência dá uma visão mais clara onde o hotel está obtendo uma boa performance e em que aspectos ele pode melhorar.

Pessoas segurando engrenagens em um mesa conectando umas com as outras

A melhor forma de melhorar a produtividade do hotel é investir em tecnologia e automação de processos. Existem ótimas plataformas de gestão hoteleira que podem agilizar significativamente processos administrativos e operacionais, além de reduzir custos e minimizar retrabalhos. Desenvolver uma cultura forte, com valores e atitudes claras também podem ajudar na produtividade do negócio, bem como treinamentos e capacitações para os colaboradores. Colaboradores treinados atendem melhor, são mais eficientes e geram mais satisfação dos clientes e melhoram a reputação do hotel.

Estatística de adultos

Em alguns casos medir a quantidade de adultos entre o total de hóspedes no hotel pode ser uma informação relevante e estratégica. Uma das principais aplicações para este dado é a elaboração de estratégias de marketing mais efetivas. Os hóspedes adultos tendem a desejar serviços mais sofisticados, como SPA, gastronomia, pacotes românticos, etc. No caso desse número ser bastante significativo no negócio seria interessante o hoteleiro pensar em atividades, como shows, degustações, buscando mais atratividade para seu público-alvo.

Conhecer o perfil dos hóspedes do hotel é importante para definições estratégicas precisas.

Realizar pesquisas de mercado, análise de satisfação e pedir sugestões são boas opções para entender melhor esses detalhes. Com essas informações em mãos o hoteleiro pode criar pacotes que tenham a ver com o seu público, mesmo em conjunto com parceiros. Momentos de relaxamento, passeios, experiências, gastronomia, bebidas. Quanto mais alinhado com o interesse desse público, melhor. Para saber qual é o interesse, pesquisas são o suficiente.

Por fim, entendendo melhor qual é o público que se identifica com o seu hotel, se você tiver isso muito claro, contribui na criação de estratégias de marketing que irão impactar este público. Gostamos de dizer na Driven que quanto mais dados você tiver, melhor. O grande desafio é o que fazer com esses dados. Com os dados em mãos é possível reunir um time multidisciplinar para buscar soluções para os desafios e potencializar ainda mais as qualidades do negócio.


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