top of page
Foto do escritorRodrigo Berger

Como fazer Business Intelligence na hotelaria [passo a passo]

Atualizado: 9 de abr.

Business Intelligence (BI) ou Inteligência Empresarial é um assunto cada vez mais em voga. Há bastante confusão em relação à definição correta. Alguns podem entender BI de uma maneira negativa, como se ela fosse uma substituição da mão de obra humana. Outros veem como uma simples ferramenta de computador ou um aplicativo de celular. Os mitos e os erros aqui existem, e muito!


Uma pessoa em seu escritório com diversos gráficos na mesa

Com o advento da Inteligência Artificial e da Tecnologia das Coisas, não se pode ignorar o sucesso do BI. Inúmeras empresas estão cada vez mais aderindo. Empresas inteiras e até times de futebol estão usando. Isso favorece e muito as oportunidades de visualizar novas opções de decisão. Confira alguns exemplos. Muitas vezes não se tem muita ideia de como fazer as coisas. Isso concorre com o fato de que estamos num mundo altamente acelerado. Poucos de nós temos a cabeça fria para tomar decisões que afetarão dezenas, centenas ou mesmo milhares de pessoas. Tantas vezes isso se reflete em muito dinheiro envolvido e talvez até anos de trabalho.

Existem também muitas ferramentas que utilizam essa técnica. Softwares têm inúmeras opções de Power BI para utilização de usuários da internet, como a Microsoft por exemplo. Essas ferramentas facilitam muito as decisões. Só que essas ferramentas não podem ser confundidas com o próprio Business Intelligence. O BI é uma técnica que precisa ser aplicada com inteligência e conhecimento por quem já estudou a realidade de concorrentes da região. Isso porque cada realidade geográfica é diferente, por ter públicos diferentes, e mesmo cada hotel ou pousada têm suas singularidades.

Relevância do Business Intelligence na Driven


Assim que a Driven começou suas escolhas orientadas por dados, levamos um choque de realidade. Éramos provavelmente a única empresa hoteleira que realmente se importava com isso em nossa região. Então começou a fazer sentido o porquê de as empresas não fazerem tantas vendas de quartos. Isso porque elas deixavam muitos quartos vagos. Foi justamente essa completa inutilidade do serviço de quarto que nos fez suspeitar que havia algo de errado na hotelaria. Se você quer saber mais da nossa história, clique aqui.

Definição


O BI pode ser definido como uma metodologia de análise de dados que considera inúmeras variáveis. Com a correlação dos dados em mãos, a entrega para o cliente fica muito mais veloz e de muito maior efetividade. Você olha aqueles dados e suas métricas e pode basear decisões importantes. Não só isso, mas torna esse processo de decisão muito mais rápido.

É importante dizer que o Revenue Management se torna, por causa desse diferencial, único. Isso porque nossa assessoria não usa apenas o RMS tradicional. Para a gente importa entregar muito mais para você. Por isso que parte do nosso processo é o Business Intelligence, só que não é a única ferramenta usada.

Assista à videoaula do professor Rafael Piton sobre Business Intelligence para aprender mais sobre:


Passos para um BI certeiro

Coleta

Os dados estão por aí à solta. Você precisa coletar. É como coletar informações do dia a dia: Ter critérios em mente ajuda muito. Alguns são:

  • Valor da diária;

  • Histórico de flutuação de preços ;

  • Histórico de quartos vagos;

  • Histórico de preços da região.


Análise

Organizar e unir informações de maneira coerente e real. Isso permitirá a você visualizar como os dados se relacionam.

Métricas

Definir métricas a partir da análise é um dos passos mais interessantes do BI. Com isso, você poderá saber se vale realmente a pena tomar tal decisão.

Decisão

Agora que você tem os dados, tome a decisão. Sem achismos, sem modelos arcaicos. Tome decisões orientadas por dados.

Entre em contato com a gente agora mesmo e pare de tomar decisões baseadas em achismos!

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page